Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:26/08/2021  Postado por: Redação

Fujama alerta quanto a atropelamentos de animais silvestres

Uma fêmea de cachorro-do-mato ou graxaim foi a última vitima a entrar na estatísticas de animais silvestres mortos atropelados em Jaraguá do Sul. 

Segundo informações da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), somente neste ano, técnicos recolheram 10 animais que morreram em rodovias que cortam a cidade.

A graxaim, por exemplo, foi encontrada já sem vida às margens da Rodovia SC-110 no bairro Rio Cerro, próximo aos limites com Pomerode.

Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch, Jaraguá do Sul tem praticamente 40% do seu território com cobertura vegetal.

“Isso faz que nossas cidade seja rica em biodiversidade tanto de plantas como animais. E esses animais acabam eventualmente atravessando as ruas seja na busca de alimentos ou para encontrar um parceiro para se reproduzir", comenta.

"Por isso, é importante que as pessoas respeitem os limites de velocidade, as sinalizações de que há animais que atravessam a via, para tentar prevenir o acidentes e também preservar a fauna”, completa.

Outros animais atendidos

Além do cachorro-do-mato, outras ocorrências envolvendo espécimes como gato-do-mato pequeno, tatu, corujas e gambás foram atendidas pela Fujama desde o início deste ano.

Infelizmente, nestes casos normalmente os animais são encontrados muito feridos, já agonizando, ou até mesmo mortos.

“Normalmente, quando isso ocorre, alguns destes espécimes são recolhidos e encaminhados para taxidermia e depois passam a fazer parte da nossa exposição de bichos utilizadas nas aulas de Educação Ambiental sobre a fauna local” aponta o biólogo.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.