Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:30/08/2021  Postado por: Redação

Obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú avançam rapidamente

As obras de recuperação da faixa de areia a Praia Central de Balneário Camboriú avançam rapidamente. Entre domingo (22), quando as obras começaram, e esta sexta-feira (27), a obra já avançou 350 metros da praia.

O alargamento começou na altura da rua 3.700, sentido Barra Sul, e já chegou próximo a rua 4.000. O avanço médio até aqui é de 70 metros de praia por dia. Já foram trazidos para a praia cerca de 200 mil metros cúbicos nestes seis dias.

Com as obras, a faixa de areia, dos atuais 25 metros, em média, vai passar a ter 70 metros de largura. A areia nova começou a chegar na praia vinda da draga Galileo Galilei, um moderno e gigantesco navio com capacidade de carga de 18 mil metros cúbicos por viagem, operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo.

Apesar da capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, nesta obra de Balneário Camboriú cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem é necessária pela pouca profundidade da enseada.

Na praia, homens e máquinas espalham a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas que, conforme sexa, terá tonalidade natural, igual a que já compõe a praia. A recuperação da orla está sendo feita neste primeiro momento em direção à Barra Sul. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da rua 2.200.

Quando o preenchimento chegar na altura da rua 2.200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada, e a ponta que fica na praia será removida até o trecho de praia diante da rua 2.200. De lá, a dragagem retoma e deve começar em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3.700 até a 2.200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte.

A previsão para término desta obra de preenchimento é novembro deste ano.

Areia escura

A tonalidade da areia que sai do fundo do mar de Balneário Camboriú tem gerado muitas dúvidas e questionamentos nas redes sociais. Afinal, a areia vai mesmo clarear? E isso será a tempo da próxima temporada de verão? A secretária de Meio Ambiente do município, Maria Heloisa Lenzi, explica do que depende o processo.

“Para clarear temos que considerar alguns fatores tais como as condições climáticas, pois ela vem misturada com água e consequentemente mais escura. Além disso, a movimentação do maquinário acaba por compactar a areia devido a saturação do solo com excesso de água, formando uma lama”, explica Heloisa.

Heloisa explica ainda que a jazida da areia foi estudada previamente e vai ficar da tonalidade natural conforme for secando, para isso, é necessário sol e tempo seco, por isso, não há garantias de que a areia esteja clara ou não até a temporada. Tudo vai depender do tempo.

ND

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.