Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:07/10/2021  Postado por: Redação

Indústria 4.0 é foco da reunião plenária da ACIAG

Na noite desta segunda-feira (4), a reunião plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) esclareceu o importante tema “Indústria 4.0”. A abordagem ficou a cargo do gerente do Departamento de Vendas da WEG Automação-Soluções Digitais, o engenheiro Marcelo de Andrade Cruzeiro Junior. 


Marcelo comentou sobre fatos históricos que geraram as diversas revoluções industriais, o início da implantação da Indústria 4.0, o status atual e apresentou, também, cases com aplicação possível nos empreendimentos locais.
O gerente destacou que a WEG já utilizava muitas tecnologias da Indústria 4.0, porém, dos portões para dentro, nas suas próprias fábricas e nos seus próprios processos industriais. Entretanto, foi percebendo um nicho no mercado.


“A gente veio sentindo uma demanda, uma pressão do mercado, pra gente passar a oferecer soluções digitais também aos nossos clientes”, destaca o engenheiro.
Na história, o que o palestrante chamou de Quarta Revolução Industrial, é caracterizada pela conectividade, que tem a ver com a maior quantidade de sensores e dados.
Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos, independente do segmento de atuação: Comércio, Indústria e Prestação de serviço .


“A tendência é as coisas acontecerem cada vez mais autônomas, esse é o conceito da Indústria 4.0”, ressalta Marcelo.


No âmbito geral, o colaborador da WEG falou sobre gerenciamento de energia, inteligência artificial, monitoramento de ativo online e outros exemplos de aplicação da tecnologia para aumento da produtividade, redução de custos e melhor planejamento de manutenção.
Ao final, o presidente da ACIAG, Adilson Cesar Demathe, agradeceu ao palestrante e destacou a importância de estar atento à nova economia liberal que o governo está implementado. “Nós não concorremos mais com Jaraguá [do Sul], com Guaramirim, nós concorremos mundialmente”, alertou Demathe.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.