Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:27/07/2021  Postado por: Redação

São João do Itaperiú vai monitorar famílias carentes durante onda de frio

Na manhã desta terça-feira, 27, o prefeito interino Jaime de Souza esteve reunido com representantes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros Voluntários. O objetivo do encontro foi discutir ações que diminuam o impacto causado pela onda de frio previsto para esta semana no estado de Santa Catarina.

Por não haver casos de pessoas em situação de rua, as ações se concentrarão em monitorar famílias carentes e que necessitam de amparo. De acordo com o Secretário de Assistência Social, Gessi Corrêa, a equipe trabalhará com base no cadastro já existente das famílias carentes. Caso seja necessário, o município prestará auxilío aos moradores.

Bombeiro alerta para cuidados

Neste período de baixas temperaturas são necessários alguns cuidados dentro de casa para evitar situações de risco. De acordo com os Bombeiros Voluntários, deve ser evitado a utilização de chuveiros elétricos ou aquecedores ligados no mínimo por períodos longos. Isso ocasiona o super aquecimento da fiação elétrica, podendo causar um incêndio.

Nunca colocar roupas para secar em fogão a lenha, um simples descuido pode ocasionar incêndios. Evite fogueiras ou braseiros em locais fechados. A queima de combustíveis fósseis ou carvão libera monóxido de carbono no ambiente o que pode causar mal-estar, sonolência e até mesmo a morte. Caso utilize lareiras, churrasqueiras ou até mesmo o fogão à lenha, garanta que a fonte de combustão esteja conectada a um canal de exaustão (chaminés). Se não for possível, mantenha o local bem arejado.

Agricultura em alerta

Outra área que pode sofrer com a onda de frio prevista para essa semana é a agricultura. Um comunicado da EPAGRI traz alguns cuidados necessários para os produtores, confira:

Maracujá

O vazio sanitário do maracujá segue até o dia 31 de julho em Santa Catarina, portanto não há pomares comerciais plantados neste momento. Desta forma, a principal recomendação é para proteger as mudas pequenas sob coberturas de plástico opaco ou escuro, palhada, papel ou lona. Também é recomendável aquecer a estufa que abriga as mudas, para manter a temperatura acima dos 5°C à noite.

Os pesquisadores lembram que, na estufa, o ar frio fica na parte baixa, e por isso seria bom fazer o ar circular para misturar com o mais quente da parte de cima. Geada raramente ocorre debaixo de coberturas.

Banana

Os bananicultores devem ensacar os cachos para evitar maior dano pelo vento frio da quarta e quinta (chilling). Para quem pode, a recomendação é aplicar adubação com Potássio na segunda e terça, dias que antecedem o frio. Em áreas de terreno de baixada, uma boa alternativa para evitar danos é a queima de Serragem Salitrada nas noites de quarta, quinta e sexta. Neste caso, os produtores devem ficar atentos para as casas ao redor dos plantios, que podem ser atingidas pela fumaça produzida.

Pitaia

Qualquer cobertura opaca, como a lona plástica, pode ser usada para cobrir as plantas de pitaia no campo. Os pesquisadores explicam que a cobertura opaca evita a formação de geada sobre as plantas.

Criações

A recomendação para quem trabalha com animais é abrigar os filhotes durante a noite.

Arroz

Este setor não deve ser prejudicado já que ainda não foi semeado.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.