Saúde

Carlos Moisés sanciona lei que autoriza visita de animais domésticos a pacientes internados em hospitais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os animais de estimação além de fofos, ainda ajudam alguns pacientes a se recuperarem de algumas doenças. Dessa forma, o governador Carlos Moisés (PSL), sancionou na sexta-feira (31), uma lei que permite a entrada desses animais em hospitais para visitas a pacientes em Santa Catarina. 

Entretanto, apesar da liberação, o texto também cria regras específicas como autorização médica e condições veterinárias. O projeto de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD) foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesc), no dia 1 de junho. 

Conforme o texto, fica permitido o ingresso de “animais domésticos nos hospital públicos, privados, contratados, conveniados e conveniados no SUS” no estado. 

Os bichinhos devem permanecer no local em período pré-determinado e sob condições prévias para a visitação dos pacientes internados. 

Mas para isso, a liberação dependerá de agendamento junto à administração hospitalar e algumas áreas como UTIs, espaços de isolamento, quimioterapia, transplante, preparo de medicamentos e armazenamentos de cozinhas, por exemplo, não poderão receber os animais. 

Ainda de acordo com o projeto, a permissão também exigirá que sejam seguidas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como verificação da espécie do animal,  autorização expressa do médico do paciente, laudo veterinário e um espaço específico dentro da unidade para o encontro, entre outras medidas. 

Considera-se animal de estimação os que podem entrar em contato com os seres humanos sem causar perigo, além dos utilizados na Terapia Assistida de Animais (TAA) como cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas e hamsters. Qualquer outra espécie deverá passar pela avaliação do médico do paciente para receber autorização.

Para o paciente ter o benefício previsto na lei, a unidade hospitalar e o governo do estado poderão firmar convênios com profissionais habilitados, hospitais veterinários, organizações não governamentais, bem como com o poder municipal.


Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? CLIQUE AQUIe participe do nosso grupo de WhatsApp!

Camila Silveira Rosa

Jornalista e marketeira, apaixonada por boas histórias, cultura e curiosa por natureza

Comentários estão fechados.