Política

Deputados da comissão especial aprovam por unanimidade relatório que pede impeachment de Carlos Moisés e Daniela Reinehr

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aprovou por unanimidade o relatório que pede o impeachment do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). 

O nome do ex-secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, foi retirado do processo, após o pedido de exoneração que aconteceu na segunda-feira (14).

A votação aconteceu no início da tarde desta terça-feira (15). Agora, o relatório será votado em plenário pelos 40 deputados estaduais para decidir se o processo de impeachment será levado a julgamento pela Alesc. 

Votação do relatório (Foto: Reprodução/TVAL)

Caso isso aconteça, o pedido será algo de uma segunda votação, formada por uma comissão mista por cinco deputados estaduais escolhidos e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC), escolhidos por sorteio. 

O que acontece em caso de impeachment?

Se o impeachment também for aprovado por esta comissão mista, Moisés e Daniela são afastados do cargo por até 180 dias ou até que ocorra o julgamento, o que será feito por essa comissão mista, em nova sessão. 

Porém, antes da decisão final, deve acontece uma sessão com depoimentos de testemunhas e discussão de provas.

Há um prazo de 48 horas entre a aprovação do relatório e a primeira votação em plenário. Inicialmente, a previsão era que a votação em plenário seria no dia 22 de setembro, mas com a aprovação nesta terça, a tendência é que a votação acontece na sessão desta quinta-feira (17).

Votação 

O relatório do impeachment foi aprovado por unanimidade e teve nove votos sendo eles os deputados estaduais Luiz Fernando Vampiro (MDB e autor do relatório), Jessé Lopes (PSL), Maurício Eskudlark (PL), Ismael dos Santos (PSD), Fabiano da Luz (PT), Moacir Sopelsa (MDB), Marcos Vieira (PSDB) Sargento Motta (Republicanos) e João Amin (PP).


Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Camila Silveira Rosa

Jornalista e marketeira, apaixonada por boas histórias, cultura e curiosa por natureza

Comentários estão fechados.