Saúde

Governo de Santa Catarina lança guia com dicas de saúde mental para período de isolamento social

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O ser humano não nasceu para viver sozinho e nem isolado e, nesse período de pandemia de Covid-19, a vida de milhares de pessoas está sendo afetada em Santa Catarina e no mundo. 

O isolamento social foi prorrogado pelo governador Carlos Moisés (PSL) como forma de conter o avanço da transmissão do vírus no estado. A medida está sendo compreendida e apoiada pela população que vem ficando em casa. 

Entretanto, passar os dias em home-office pode trazer efeitos como ansiedade e irritação para muitas pessoas. Dessa forma, a coordenadora de Saúde Mental da secretaria de Saúde de Santa Catarina, a psiquiatra Caroline Galli Moreira, montou um guia que propõem ações para esse período de quarentena. 

As recomendações são direcionadas à população em geral, profissionais de saúde, líderes de equipes, cuidadores de crianças, idoso e até pessoas que moram sozinhas. 

Conforme a psiquiatra, o isolamento causado pela pandemia pode deixar muitas pessoas tristes, confusas e chateadas. Por isso, é preciso seguir algumas dicas para minimizar o sofrimento neste período. 

É preciso reduzir o tempo que a pessoa assiste noticiários. O fundamental é  buscar fontes confiáveis. O repentino, e quase constante fluxo de notícias, faz com que as pessoas sintam-se preocupadas em excesso. Se atente aos fatos e não aos rumores. Também é necessário adotar uma rotina mesmo ficando em casa. É importante se vestir, tomar banho, arrumar o cabelo mesmo que seja apenas para ficar em casa”. 

Para ver o documento clique aqui.


Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? CLIQUE AQUIe participe do nosso grupo de WhatsApp!

Camila Silveira Rosa

Jornalista e marketeira, apaixonada por boas histórias, cultura e curiosa por natureza

Comentários estão fechados.