Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:30/11/-0001  Postado por: Redação

Cidades aderem ao Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu

 Prefeitos dos municípios da microrregião da Amvali assinaram a carta de intenções do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu.

O ato aconteceu na tarde desta terça-feira (28), durante reunião da Associação dos Municípios, no salão da Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul.

O Presidente do Comitê Inova Jaraguá, Gustavo Pacher, fez a apresentação do Pacto aos prefeitos, em conjunto com o Presidente da ACIJS, Luis Hufnuessler Leigue. 

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação.

As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. As ações serão pactuadas publicamente e acompanhadas por portal específico do Pacto.

As entidades podem, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto. 

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, fazer mais com menos, e estimular uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica Gustavo Pacher.

“Estamos pactuando a busca pelo progresso de forma acelerada, dedicando nossos melhores esforços para perseguir o futuro que idealizamos para as futuras gerações, e conclamamos nossa comunidade regional, desde o poder público, a população e a iniciativa privada a participar deste virtuoso movimento coletivo”, completa. 

Nesta primeira etapa do movimento serão convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes para o Vale do Itapocu, como os Municípios, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Amvali, CIGAMVALI, associações empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe, e outras que tenham como objetivo contribuir para a materialização do propósito do Pacto. 

Ainda, segundo Gustavo Pacher, a estratégia central do movimento é engajar a comunidade a contribuir unindo forças, para direcionar recursos (financeiros e não-financeiros), tornando seus municípios ainda mais desenvolvidos e atraentes para investimentos.

“A ideia que originou o Pacto foi o entendimento de que há diversas entidades desenvolvendo políticas ou serviços, mas em alguns momentos há pouca conexão entre elas e pouca convergência entre as ações. Vamos, então, tratar de convidá-las para multiplicar, coordenar e orientar essas ações em uma mesma direção”, explica. 

Durante a assinatura da Carta de Intenções, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, enfatizou aos colegas dos municípios vizinhos a importância da união de esforços.

“Compartilhar as informações de maneira regional faz muito sentido. Temos que nos unir cada vez mais e resolvermos os problemas em conjunto, de forma regional. Os municípios precisam ser mais versáteis, com menos burocracia e com mais entrega para as pessoas que precisam dos serviços públicos”, disse Lunelli.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.