Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:16/12/2021  Postado por: Redação

Adolescente de SC é alvo de operação nacional sobre crimes de ódio contra negros e judeus

Um adolescente de Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, é um dos alvos de uma operação de âmbito nacional contra suspeitos de crimes de racismo e antissemitismo (discriminação contra judeus) realizada nesta quinta-feira (16).

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do adolescente que, segundo a Polícia Civil, não foi apreendido. No local, houve a apreensão de objetos na ação que conta com policiais civis de Santa Catarina em contato com a polícia do Rio de Janeiro, de onde partiram os mandados.

A Operação Bergon está cumprindo quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão no Rio de Janeiro (15), São Paulo (9), Rio Grande do Sul (2), Paraná (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Santa Catarina (1). Até o momento, três pessoas foram presas.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a operação é realizada após uma investigação de sete meses, que começou após denúncias da existência de uma associação criminosa voltada à prática de atos violentos, discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião e nacionalidade por meio das redes sociais.

Em maio, um dos alvos foi identificado após usar um aplicativo para espalhar ódio e atrair simpatizantes com ameaças contra negros e judeus. Após análise do material, a polícia encontrou conteúdo racista e antissemita com diálogos ameaçadores, além de cooptação e treinamento de simpatizantes.

O nome da operação faz alusão à freira francesa Denise Bergon, que usou seu convento para abrigar crianças judias entre alunos católicos durante a Segunda Guerra Mundial, evitando a captura deles pelos nazistas.

A Polícia Civil de Santa Catarina continua em contato com os policiais civis do Rio de Janeiro para os desdobramentos da investigação.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.