Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Representantes de entidades e prefeituras envolvidas com o projeto Conecta 5G, diretores da ABDI e o ministro das Comunicações Fabio Faria – Foto: Divulgação

Data:17/12/2021  Postado por: Redação

Jaraguá do Sul será a 1ª cidade de SC a integrar a rede nacional de 5G

A ABDI (Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial) e o Ministério das Comunicações lançaram nesta quinta-feira (16), durante evento realizado em Natal (RN), o projeto “Conecta 5G”, que permitirá a implementação da rede em cidades brasileiras.

O projeto é resultado de um convênio entre a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos e prevê testes práticos do uso de mobiliário urbano com antenas 5G integradas.

Inicialmente, uma capital e quatro municípios serão contemplados com a tecnologia:

Curitiba (PR);

Ceará-Mirim (RN);

Petrolina (PE);

Araguaína (TO);

Jaraguá do Sul.

Jaraguá do Sul é a única cidade de Santa Catarina incluída no projeto. Nesta primeira fase, o Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartida.

Momento histórico

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Daniel Gustavo de Arruda representaram a cidade no evento.

“É um momento histórico que marca, mais uma vez, o pioneirismo de Jaraguá do Sul e traz a expectativa de um salto importante para que a cidade e região avancem ainda mais em um modelo de desenvolvimento sustentável, apoiada em tecnologia inovadora como é o 5G”, avalia Luis Leigue.

O presidente da ACIJS reitera que a inclusão do município em um projeto nacional é resultado do trabalho articulado que é característica de Jaraguá do Sul.

“Com a inclusão digital não seria diferente e a partir desta nova frente há um esforço para alcançarmos um conceito como cidade inteligente nas soluções que envolvam tecnologias não só nas áreas públicas como no suporte ao desenvolvimento de negócios”, afirma Luis Leigue.

Secretário Daniel de Arruda (e), Igor Calvet, presidente da ABDI (c), e Luis Hufenüssler Leigue, presidente da ACIJS – Foto: Divulgação

Sobre o Conecta 5G

A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios.

Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.

O Conecta 5G oferece uma solução para a instalação dessa infraestrutura habilitadora, para permitir o processo de transformação digital de municípios e do setor produtivo.

A solução que integra as antenas 5G às luminárias inteligentes poderão, portanto, ser a solução para o problema do local de instalação do elevado número de antenas que a tecnologia 5G necessita nas cidades.

A vantagem é que a gestão da iluminação pública é municipal e as prefeituras dispõem de recursos para adquirir novas luminárias (inclusive inteligentes). Os testes serão realizados nas faixas de 3.7; 3.8; 27.5; e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.