Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Domingo tem máximas de acima dos 35ºC em SC – Foto: Carlos Júnior/Divulgação ND

Data:17/01/2022  Postado por: Redação

Com máximas de 35ºC, semana promete continuar quente em SC

Após um domingo marcado por máximas acima dos 35ºC no Oeste, Extremo Oeste, Litoral Norte, e Litoral Sul de Santa Catarina, e temperaturas elevadas em todo o Estado, a semana inicia com calor.

Segunda-feira

A segunda-feira (17) será marcado por calor intenso, assim como neste domingo. O Oeste, Extremo Oeste e o Litoral Norte são as regiões em que os termômetros tendem a ultrapassar os 35ºC. As demais regiões também têm previsão de máximas acima dos 30ºC. Temporais devem ocorrer em todas as regiões entre a tarde e a noite.

Apesar do calor, as mínimas podem chegar aos 15ºC no Planalto Sul, e variar entre 16ºC e 18ºC no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis.

Chuva

O volume de chuva na segunda-feira pode ser alto no Sul do Estado, a cidade de Criciúma pode chegar a 70mm de chuva, enquanto na Grande Florianópolis e Litoral Norte o volume pode chegar aos 40mm. No Oeste, a chuva deve dar às caras mas não ameniza o calorão, visto que a previsão é de apenas 5mm de chuva.

Restante da semana

A terça (18) e quarta-feira (19) devem seguir com calorão e temporais no final da tarde em toda Santa Catarina. A terça será marcada por sol com poucas nuvens no Oeste, e chuva fraca e isolada no período da manhã no Meio-Oeste. Nas demais regiões variação de nuvens e pancadas de chuva, com temporais isolados do Planalto ao Litoral.

A quarta segue da mesma maneira com sol entre nuvens, pancadas de chuva e temporais isolados entre o final da tarde e a noite em todas as regiões. Já na quinta-feira (20), a chuva pode chegar mais cedo, ainda no período da tarde em regiões como Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral variação de nuvens e chuva também no período da tarde.

Cuidados durante onda de calor

Por conta da onda de calor que já chegou a Santa Catarina, vale colocar em prática alguns cuidados a fim de evitar qualquer tipo de mal-estar. O médico de Joinville Guilherme André Eger, especialista em Família e Comunidade, elencou cinco dicas para prevenir os problemas relacionados ao calor. Veja:

Garrafa de água na mão: durante o calor nós suamos muito e é preciso ingerir mais líquido, principalmente água. A falta de líquido pode gerar desidratação, com sintomas como dor de cabeça, náusea, fraqueza e tontura. Em tempos de Covid-19, esses sintomas podem ser facilmente confundidos com a doença.

Alimentação leve é mais indicada: o calor pode diminuir o esvaziamento gástrico e oferecer aquela sensação de estômago pesado, além de mal-estar e tontura. Por isso, o ideal é fazer uma alimentação leve e sem gorduras a fim de evitar esses problemas.

Cuidados redobrados com os pets: além dos cuidados com os humanos, também é preciso cuidar dos animais de estimação. Mantenha água sempre à disposição, evite vestir roupinhas e garanta um local ventilado. Já o passeio deve ficar para uma hora em que o clima estiver ameno, sem calor na calçada, como início da manhã e noite.

Bom sono é essencial: manter uma boa rotina de sono é importante sempre, ainda mais durante o calor. O ideal é usar menos roupas de cama e vestir-se com menos roupas para dormir, além de manter o cômodo bem arejado, principalmente no caso de grupos de risco.

Proteção é fundamental: seja ao trabalhar no sol, seja ao curtir uma praia, a proteção é indispensável. Use boné, chapéu, sombrinha, roupas resistentes aos raios UVA e UVB ou outro item que ajude a proteger da ação do sol. Não esqueça de usar e reaplicar o protetor solar.

Atenção às viroses: no verão, é comum que os casos de virose e de intoxicação alimentar aumentem. Diante disso, é importante dar preferência à água tratada, filtrada ou fervida para evitar diarreias e outros sintomas de quadros virais.

ND

 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.