Data:07/03/2022 Postado por: Redação
Mais uma cidade tirou a obrigatoriedade das máscaras, dessa vez é São João do Itaperiú, no Norte de SC. A Prefeitura da cidade publicou um decreto sobre o tema.
De acordo com o documento, o uso de máscara torna-se opcional nos setores público e privado, tanto em locais abertos quanto fechados. A única exceção fica por conta das unidades de saúde, onde a proteção ainda é exigida.
O Executivo afirma que a medida foi tomada com base na estabilidade em relação à pandemia da Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa, São João do Itaperiú está há oito meses sem novas internações ou óbitos causados pela doença.
Desde o início da pandemia, a estimativa é de 14 mortes e 1.062 casos recuperados. Atualmente, 17 moradores estão infectados, mas todos com quadro leve da doença.
O prefeito Clézio José Fortunato afirma que ”infelizmente precisaremos conviver com esse vírus, assim como outras doenças do cotidiano, as quais são combatidas todos os anos com campanhas de vacinação”.
Apesar de várias cidade estarem tomando a mesma atitude em Santa Catarina, o tema gera debate e está longe de ser unanimidade.
As entidades que compõem o Centro de Operações em Emergência de Saúde (COES), por exemplo, posicionaram-se pela manutenção da obrigatoriedade de máscaras em espaços públicos. A justificativa é que a cobertura vacinal ainda é insuficiente.
ND
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE