Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:11/05/2022  Postado por: Redação

SC tem expectativa de neve com queda brusca de temperaturas; veja detalhes

Com a formação de uma nova frente fria, Santa Catarina enfrentará queda brusca de temperaturas a partir deste fim de semana. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há chance de geada nas baixadas e vales, com temperaturas que podem variar de 0°C a 4°C.

A previsão é que uma massa de ar frio de origem polar favoreça dias mais ensolarados e frios durante as madrugadas e manhãs, com temperaturas amenas durante as tardes, afirma o meteorologista.

“É a massa de ar frio mais forte até o presente momento, mas terão outras mais fortes, lembrando que estamos em maio e é normal ter transição de massas de ar frio. Está mais do que na hora.”

Mesmo assim, Scheuer é cauteloso para falar sobre a possibilidade de neve. “Apenas um modelo está apontando”, diz. Ele explica que o fenômeno se forma por conta do ar frio e úmido que fica presente nas primeiras camadas da atmosfera, por conta da atuação de uma massa de de ar polar que traz a condição para a precipitação.

“Geralmente ocorre nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense, onde são as áreas mais propícias. Basicamente o ar frio e úmido são os principais ingredientes para a formação de neve”, destaca.

Neve em SC

Os episódios de neve em Santa Catarina costumam ocorrer nos meses de junho, julho e agosto por conta de fortes massas de ar polar, o que deve ocorrer novamente neste ano.

“Pelo menos umas quatro massas de ar polar mais fortes devem acontecer. No mês de maio pode até ocorrer, mas é muito muito pontual. Vai depender muito do andamento das projeções nesses próximos 15 dias”, avalia.

Próximos dias

No decorrer desta quarta ainda há chance de chuva, mas pouco volumosa, que acontece durante madrugada e manhã, segundo o meteorologista.

Depois da chuva, o tempo deve melhorar em todas as regiões. Na quinta (12) e sexta (13) terá sol com poucas nuvens, além de frio durante as madrugadas e manhã, com mínimas de 7°C a 10°C no Oeste, 5°C a 8°C no Meio-Oeste e Serra, e pontualmente geada no topo da serra catarinense, com temperaturas próximas a 1 °C.

Do Litoral ao Sul do Estado, as mínimas ficam entre 10°C a 13°C. No Vale do Itajaí ao Litoral Norte termômetros devem marcar 12°C a 15 °C. As máximas serão de 18°C a 20°C na maior parte das áreas.

ND

 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.