Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:22/06/2022  Postado por: Redação

Temporais persistem em SC e riscos são altos para alagamentos e granizo; veja até quando

Temporais acompanhados de chuvas intensas devem ser observados em  Santa Catarina a partir das 15h desta quarta-feira (22), até às 9h desta quinta-feira (23). A condição deve-se a atuação de áreas de baixa pressão associadas a instabilidades presentes na atmosfera, diz a Defesa Civil.

O sistema tem início no Grande Oeste de Santa Catarina, e se desloca para as demais regiões entre a madrugada e a manhã de quinta. O risco para ocorrências associadas, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo é alta nas áreas em laranja:

 
Risco para ocorrências meteorológicas nas áreas em amarelo são moderadas e baixas nas áreas em verde — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDRisco para ocorrências meteorológicas nas áreas em amarelo são moderadas e baixas nas áreas em verde — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Veja a situação por região

Itajaí está em monitoramento — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDItajaí está em monitoramento — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Em Itajaí, a chuva não deu trégua. Entretanto, o fenômeno não foi acompanhado de estragos. Durante a madrugada, a Defesa Civil do município, junto à Epagri, emitiu um alerta para riscos de chuva de granizo na região.

Em Joinville, as más condições do tempo também persistem, mas a cidade segue sem a notificação de ocorrências relacionadas a isso. O mesmo se aplica à região de Blumenau.

Por sua vez, Chapecó, no Oeste catarinense, declarou situação de emergência devido às fortes chuvas de granizo que atingiram a cidade. A estimativa é de que cerca de 300 casas foram danificadas pelo granizo, em especial na área Sul de Chapecó.

As informações foram divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning.

 
 

Em Guatambu, município próximo de Chapecó, o meteorologista Piter Scheuer também registrou quedas de granizo — Vídeo: Piter Scheuer/Divulgação/ND

Intensas rajadas de vento

A formação de sistemas de baixa pressão sobre o Sul do Brasil favorece a intensificação da condição dos ventos em Santa Catarina nesta quarta-feira, especialmente entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul. A condição deve permanecer até às 20h de quinta.

Fortes ventos são esperados em Santa Catarina até a quinta-feira (23) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDFortes ventos são esperados em Santa Catarina até a quinta-feira (23) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O vento deve ter velocidade média de 20 km/h a 30 km/h, com rajadas que podem superar os 70 km/h nas áreas em amarelo do mapa ao lado. A Defesa Civil alerta que o risco é moderado para ocorrências como quedas de árvore, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Precipitação nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, o maior volume de chuvas registrado em Santa Catarina foi no município de Concórdia. Ao todo, choveram 111 milímetros na cidade. Atrás, fica Joaçaba, com 110 milímetros. Em terceiro lugar vem o município de Piratuba, com 96 milímetros.

 
Precipitações por Santa Catarina nas últimas 24 horas — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDPrecipitações por Santa Catarina nas últimas 24 horas — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
 
ND

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.