Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:16/08/2022  Postado por: Redação

Novo RG SC: como fazer, documentos necessários e o que muda

O RG é a carteira de identidade, o principal documento de identificação no Brasil. RG é a sigla para Registro Geral. A partir de 2022 está disponível o novo RG em SC. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a emitir o novo modelo. 

Antes de tudo, o cidadão não precisa ir atrás do novo RG em SC para ter o documento atualizado. Isso porque o modelo anterior continua a valer pelos próximos 10 anos para todos que têm até 60 anos. A partir dessa idade, não tem prazo determinado de validade.

O RG é aceito em todo o território brasileiro. Além disso, pode ser usado em vez do passaporte para entrada em países do Mercosul (Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Como é o novo RG em SC?

A grande mudança no novo RG é o fato de ser um documento único, com um só número. A partir dele, o número do registro geral passa a ser o mesmo do CPF (Cadastro de Pessoa Física). De tal forma que, só para ilustrar, o número do CPF é o número do RG.

Assim, o cidadão usa apenas um documento em vez de dois. O novo RG foi criado, ainda, para combater fraudes e eliminar a chance de uma única pessoa ter até duas ou mais carteiras de identidade válidas com números diferentes.

Além de constar o número do CPF, o novo RG tem a foto e a assinatura do cidadão na parte da frente – e não mais atrás. O desenho do documento tem semelhanças com a carteira de motorista (CNH).

Como fazer o novo RG em SC?

O órgão que emite o novo RG em SC é a Polícia Científica de Santa Catarina. Desde 2020, para fazer o documento é preciso fazer agendamento. 

Confira a seguir os documentos necessários para fazer a nova carteira de identidade.

  • Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em cartório)
  • CPF
  • Certidão de casamento com CPF (apenas para quem é casado, separado, divorciado ou viúvo)

RG para bebês e crianças com menos de 3 anos

Levar certidão de nascimento original e uma cópia simples dela, além de uma foto 3×4 impressa. A foto deve ser colorida, o mais recente o possível, em papel fosco e fundo branco. A foto deve ter o rosto centralizado e dos ombros para cima. Ainda, a orientação é que a criança não esteja vestindo roupa branca na foto.

Como fazer o novo RG em SC sem CPF?

Caso seja maior de idade, o cidadão deve ir até a unidade da Polícia Científica ou posto de atendimento conveniado mais próximo (locais de agendamento). Deve levar os documentos necessários para a emissão do documento.

Já no caso de menores de idade, a orientação é para que, antes de pedir o novo RG de SC, os pais façam o CPF. O documento pode ser solicitado na Receita Federal ou em locais conveniados. Entre eles estão: cartórios, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Qual o valor para fazer um novo RG?

A primeira via do novo RG SC é gratuita. Ou seja, sem custo. No entanto, há uma taxa para fazer a segunda via do documento. O valor da guia DARE é de R$ 44,79. A própria Polícia Científica de Santa Catarina faz a emissão da guia.

Não é cobrada a taxa para emissão da segunda via em caso de pessoas que não tenham condições de pagar pelo documento. Nesse sentido, é necessário assinar uma declaração. Idosos (com 60 anos ou mais) também são desobrigadas a pagar a taxa em caso de furto ou roubo do RG. No entanto, precisam apresentar Boletim de Ocorrência.

Quem já tem o RG em Santa Catarina perde o número da identidade?

Não. Aliás, esse é o motivo que desobriga o cidadão de fazer atualização imediata para o novo RG SC. De acordo com a Polícia Científica, o número da identidade continua valendo. Os atuais entrarão em desuso de forma gradual até que o RG com número único (o número do CPF) seja implantado em todo o Brasil.

De tal forma que, neste momento, o número do novo RG feito Santa Catarina será impresso na parte interna do documento.

ND

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.