Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:31/08/2022  Postado por: Redação

Setembro começa com chuvas e temperaturas abaixo de 0°C em SC; veja por região

A primeira semana de setembro promete, mais uma vez, ser de extremos em Santa Catarina.  Enquanto os termômetros se aproximam dos 30°C na quinta-feira (1°), o domingo (4) pode amanhecer com temperaturas abaixo de 0°C e até mesmo geada.

O meteorologista Piter Scheuer explica que as cidades do Oeste podem registrar máximas próximas dos 30°C. As cidades da Grande Florianópolis e Litoral Norte ficam entre 25°C. Já os municípios dos planaltos registram até 20°C.

Após o calor, a sexta-feira contará com a aproximação de uma frente fria que provoca chuva acompanha de trovoadas, ventania, risco de temporais entre o Oeste e Meio-Oeste e até mesmo granizo isolado.

“A frente fria ocorre por conta do fluxo de ar quente e úmido que vem da floresta Amazônica que pode contribuir para a formação de áreas de inabilidade com formação de chuva e ventania, mas nada generalizado”, explica.

O meteorologista aponta que o volume de chuvas podem ficar entre 30 e 50 mm, mas que pode passar deste acumulado no Oeste e Extremo-Oeste.

Ao longo do sábado (3), a chance de temporais “abre espaço” para as temperaturas baixas. Por conta disso, não está descartada a chance de geada e mínimas de até -4°C nos pontos altos da Serra catarinense.

Já para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil – 7 de setembro -, o meteorologista afirma que ainda não é possível passar um panorama concreto.

“Ainda é cedo porque estamos em uma época de transição e os modelos têm variabilidade. O que os modelos indicam é chuva que pode ser volumosa, mas está cedo para bater o martelo”, conclui Piter Scheuer.

Quarta-feira com presença de sol

Antes disso, a quarta-feira (31) contará com a presença do sol em todas as regiões de Santa Catarina. Apesar disso, a circulação marítima deixa o dia com presença de nuvens e chance de chuva fraca no litoral e Vale do Itajaí.

Quarta-feira contará com a presença do sol em grande parte do Estado – Foto: Flavio Tin/Arquivo/NDQuarta-feira contará com a presença do sol em grande parte do Estado – Foto: Flavio Tin/Arquivo/ND

Segundo a Defesa Civil estadual, o amanhecer será marcado pela sensação de frio que diminui em relação aos últimos dias, com temperaturas oscilando entre 3°C e 10°C em grande parte do Estado, menos nas áreas litorâneas que podem ficar entre 11°C e 15°C.

Temperaturas previstas para esta terça (30), segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte: 15°C | 20°C;

Planalto Norte: 5°C | 18°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 14°C | 20°C;

Grande Florianópolis Serrana: 7°C | 16°C;

 

Vale do Itajaí: 6°C | 20°C;

Litoral Sul: 8°C | 21°C;

Planalto Sul: 0°C | 14°C;

Meio-Oeste: 5°C | 20°C;

Oeste: 4°C | 22°C;

Extremo-Oeste: 7°C | 24°C.

ND

 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.