Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:09/09/2022  Postado por: Redação

Reviravolta: Calor antecede risco de queda de granizo, temporais e rajadas de vento em SC

Santa Catarina terá uma reviravolta no tempo ao longo da sexta-feira (9). Além das temperaturas acima dos 30°C, o fim de tarde promete trazer temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, queda de granizo e ventos de até 75 km/h.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável no Estado. O amanhecer contará com mínimas em torno de 13°C e 21°C e com o predomínio do sol em todas as regiões, mas com tendência de nuvens no decorrer da tarde nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Além disso, as temperaturas permanecem mais mais elevadas, com máximas superando os 30°C na grande maioria das regiões, chegando próximas aos 35°C no Litoral e Oeste.

 

No entanto, a partir das 15h, existe a chance de ocorrências por conta dos temporais isolados no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Defesa Civil aponta quais regiões devem ficar em observação para ocorrências geradas pela chuva – Foto: DCSC/Divulgação/NDDefesa Civil aponta quais regiões devem ficar em observação para ocorrências geradas pela chuva – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Segundo a Defesa Civil, entre a madrugada e manhã de sábado (10), a frente fria avança para as áreas do Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina, provocando aumento de nebulosidade e pancadas de chuva na região.

Apesar disso, o risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa acima. O alerta segue até 15h de sábado.

Vale ressaltar que, em caso  de tempestades, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Alerta para rajadas de vento

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria provoca a intensificação dos ventos a partir das 9h desta sexta-feira.

Litoral catarinense pode contar com ondas de até 3 metros – Foto: Alexandre Vieira/Defesa Civil/Reprodução/NDLitoral catarinense pode contar com ondas de até 3 metros – Foto: Alexandre Vieira/Defesa Civil/Reprodução/ND

O órgão alerta que a situação ocorre por conta da condição pré-frontal, momento que antecede a passagem de uma frente fria.

O vento médio deve oscilar entre 20 km/h e 35 km/h e ao longo do dia são esperadas rajadas de vento de moderada a forte intensidade (entre 45 km/h e 75 km/h) em áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, parte do Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis.

Devido a isso, o risco associado aos ventos intensos é baixo nas áreas em verde do mapa e moderado nas áreas em amarelo. Veja:

Regiões em amarelo ficam em “observação” para ocorrências ocasionadas pelas rajadas de vento – Foto: DCSC/Divulgação/NDRegiões em amarelo ficam em “observação” para ocorrências ocasionadas pelas rajadas de vento – Foto: DCSC/Divulgação/ND

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para ondas entre 2,5 metros e 3 metros no litoral catarinenses e com rajadas de vento que podem chegar até os 75 km/h no litoral catarinense a partir das 21h desta quinta-feira (8).

Fim de semana em SC

O deslocamento da frente fria por Santa Catarina deixa o tempo instável durante o sábado (10), com a presença de muitas nuvens em todas as regiões e com condições para pancadas de chuva com trovoadas e chance de temporais isolados, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.

Sábado contará com céu encoberto de nuvens em Santa Catarina – Foto: Marcos Jordão/NDSábado contará com céu encoberto de nuvens em Santa Catarina – Foto: Marcos Jordão/ND

No entanto, o órgão alga que o risco para ocorrências é considerado de baixo a moderado. Por conta da cobertura de nuvens, as temperaturas não variam muito e as mínimas ficam entre 10°C e 18°C. A parte da tarde contará com máximas que não passam de 21°C.

O vento será do quadrante Sudoeste a Sul, com velocidade média entre 20 km/h e 30 km/h e rajadas que podem superar os 60 km/h no litoral e áreas próximas, ficando ainda mais intensos sobre o mar, onde as rajadas se aproximam dos 80 km/h, com risco moderado para ocorrências devido ao vento.

Já para o domingo (11), a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas um cavado (área alongada de baixa pressão) permite a formação de áreas de instabilidade, que provocam aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde em todas as regiões.

O dia começará com temperaturas abaixo dos 10°C em todo o estado, sendo que as regiões dos planaltos podem marcar -5°C.

Confira as temperaturas nesta sexta-feira, conforme a Epagri/Ciram

Litoral Norte: 17°C | 34°C;

Planalto Norte: 12°C | 28°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 17°C | 30°C;

Grande Florianópolis Serrana: 14°C | 30°C;

 

Vale do Itajaí: 14°C | 31°C;

Litoral Sul: 14°C | 32°C;

Planalto Sul: 14°C | 25°C;

Meio-Oeste: 12°C | 28°C;

Oeste: 15°C | 28°C;

Extremo-Oeste: 15°C | 28°C.

ND

 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.