Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:30/06/2021  Postado por: Redação

Saúde: Atendimento odontológico em tempos de pandemia

Os atendimentos odontológicos no município, no estado e no País sofrem restrições devido à pandemia que o mundo enfrenta. A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul segue todos os protocolos, portarias e notas técnicas publicadas para garantir tanto a segurança dos pacientes quanto a dos profissionais dentistas e especialistas. Nesse momento em que os atendimentos odontológicos SUS estão mais restritos, é importante que a população redobre os cuidados com a saúde bucal, como explica em artigo a supervisora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Cintia Silveira Gargioni.

Covid-19: Enfrentamento de um vírus transmitido pelos fluidos bucais
 
O Coronavírus 2019 (COVID-19) possui alta virulência e quando presente na cavidade oral poderá ser transmitido pela saliva na forma de gotículas provenientes da fala, tosse ou espirros, e também por partículas menores formadas por aerossóis gerados em alguns tipos de procedimentos odontológicos. Esses fatores, por representarem alto risco de contaminação para os profissionais da equipe de saúde bucal e pacientes, motivaram o Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado de Santa Catarina a restringir os atendimentos odontológicos na rede pública, ocasionando mudanças significativas na forma de atendimento e na rotina dos consultórios odontológicos.

Cuidados como a prevenção de infecção cruzada e biossegurança já faziam parte dos protocolos de atendimento em Odontologia, entretanto, a pandemia impôs a necessidade de intensificação nos cuidados com o  manejo  de pacientes com infecções respiratórias, o que ocasionou mudanças importantes na forma de atendimento e na rotina dos consultórios odontológicos. Uso de máscaras com nível de filtração adequada como a PFF2, face shield, tempo espaçado entre as consultas, desinfecção de ambiente, uso do isolamento absoluto e implantação da Odontologia a Distância fazem agora parte da rotina diária, como forma de proteção da equipe e do paciente.

No momento atual, os atendimentos odontológicos nas Unidades de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas deverão seguir a Matriz de Risco do Estado, divulgada semanalmente pelo Governo do Estado. De acordo com a matriz de risco, os atendimentos poderão ser ampliados ou restringidos, conforme o cenário epidemiológico vivenciado. Para exemplificar, se considerarmos a matriz Risco Gravíssimo, os atendimentos comportam  30% da capacidade operativa, com preferência aos pacientes de urgência e de gestantes, grupo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde. Na matriz Risco Grave a capacidade operativa aumenta para 50%, no Risco Alto passa para 70% e finalmente, quando for atingido o Risco Moderado, a capacidade operativa retorna a 100%. Com a pandemia exigindo uma força-tarefa intensa do sistema público de saúde, a equipe de saúde bucal contribui para outras atividades prioritárias, além dos atendimentos de urgência, atuando principalmente no telemonitoramento.  

Os cuidados individuais com a saúde bucal assumem importante papel neste momento no qual o acesso encontra-se reduzido. É importante que a escovação dental seja feita com dentifrício (pasta de dente) fluoretado, sendo que o uso de uma escova macia com cerdas brancas ajuda na visualização de sangramento, sinal clínico de doença periodontal. O uso rotineiro do fio dental antes da escovação não pode ser esquecido, além da higienização do dorso da língua com higienizador especifico ou com a própria escova de dentes. Os enxaguantes bucais poderão ser usados como complementação, mas não substituem a escovação. Outro fator importante que contribui para a prevenção da cárie dental é a fluoretação da água de abastecimento público, que segue sendo monitorada pela equipe técnica e distribuída para a população.
 
O atendimento odontológico SUS em Jaraguá do Sul segue todos os protocolos sanitários, incluindo a Nota técnica conjunta nº 03/2021 DAPS/DIVS/DIVE/SES/COMSEMS/SC.

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.