Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:03/08/2021  Postado por: Redação

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila

Jaraguá do Sul está em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) dentre todos os municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes.

O índice leva em conta cinco categorias para análise: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Jaraguá ganhou 73,34 de Igma. Toledo, no Paraná, segundo colocado, tem Igma de 73,23. Jaraguá está bem acima dos dez primeiros municípios classificados na categoria “desenvolvimento socioeconômico e ordem pública”, com índice 81,76 (vai de zero a 100). 

Para se ter uma ideia desse destaque, o segundo colocado no índice geral teve 68,24 de índice em “desenvolvimento socioeconômico”.

A empresa Aquila, que desenvolve o sistema de avaliação, é uma multinacional brasileira de consultoria de gestão, no ranking FDC das multinacionais e mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento.

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli comemorou a conquista e destacou que é preciso continuar nesta linha de trabalho para manter os índices.

“É muito gratificante começar a semana com uma boa notícia como esta. O reconhecimento ao nosso modelo de gestão é combustível para continuarmos nesse trabalho. É uma gestão que dá resultados. Parabéns a toda a equipe e obrigado Jaraguá do Sul”, agradeceu ele.

Indicadores 

O Igma é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. É atualizado em tempo real, automaticamente.

Entre os indicadores da categoria “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” está o PIB per capita, jovens que completaram o ensino médio, renda domiciliar per capita, entre outros.

Na “infraestrutura e mobilidade”, as condições ambientais urbanas, condições habitacionais e infraestrutura urbana. Na saúde e bem-estar, cobertura Estratégia Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares SUS por mil habitantes.

Na Educação, o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental, entre outros.

Eficiência fiscal e transparência leva em conta o percentual de endividamento, autonomia fiscal e capacidade de investir.

As informações completas sobre as cidades excelentes estão no site do Igma. 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.