Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário
Quem Somos Contato
Geral
Saúde
Educação
Esporte
Segurança
Política
Economia
Entretenimento
Colunistas
Obituário

Data:12/08/2021  Postado por: Redação

Educação em SC: Ensino Médio terá carga horária maior em 2022

A Secretaria de Estado da Educação aproveitou a tarde do dia do estudante para anunciar mudanças no ensino médio em Santa Catarina. Pela alteração divulgada na quarta-feira (11) em Florianópolis, a carga horária será maior e os alunos poderão escolher alguns componentes curriculares em uma grade flexível.

O chamado novo ensino médio vai iniciar em todo estado em 2022.

As atuais 800 horas por ano serão estendidas para 1 mil. O currículo escolar terá uma parte com disciplinas fixas, como português, matemática, história e filosofia, e outra que poderá ser escolhida entre 25 chamados componentes curriculares de cinco áreas de conhecimento.

Entre essas opcionais estão empreendedorismo, tecnologia, libras, matemática financeira, entre outros, elaboradas a partir das experiências em 120 escolas que já adotam este modelo de ensino desde 2019, funcionando como escolas pilotos.

As mudanças vão mexer com mais de 727 unidades de ensino da rede estadual no início do próximo ano letivo para quem entrar no 1º ano do ensino Médio. Nos 2º e 3º as alterações devem ser graduais e dependem da estrutura oferecida por cada unidade de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação diz que tem capacitado professores para o novo modelo e que deve também contratar mais profissionais para atender a demanda de aulas que será maior.

Segundo a gerente de ensino médio e profissional do estado, Letícia Vieira, cada escola deve fazer um diagnóstico as disciplinas que serão ofertadas.

"Temos trilhas de aprofundamento por área, que integram mais de uma área de conhecimento e também voltada pra formação profissional", detalhou.

A aluna Maria Clara Fernandes, que está no nono ano, está na expectativa e já conta com as displinas extras para ajudar na aprovação do vestibular, quando for prestar a prova.

"Sair do fundamental, onde cursou um bom período da tua vida, e ir para o ensino médio, onde vai ficar mais tempo em sala de aula é bem interessante, até porque a gente deixa aquela infância para mais amadurecimento", disse.

G1

 

PUBLICIDADE

booked.net




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE




Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Guaramirim News.