Geral

Seis produtores de Guaramirim testam produto contra maruim

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Seis produtores de Guaramirim estão fazendo parte da fase de testes para combater a proliferação do maruim. As propriedades receberam o produto bioativo do maruim, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali).

A entrega do controlador bioativo foi feita pelo pesquisador Lineu Del Ciampo e pela coordenadora do projeto, Debora Feder. A entrega que aconteceu na semana passada, foi acompanhada pelo técnico em Agropecuária da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária do município, Luciano Mattei. 

Até o momento, uma propriedade localizada no bairro Bananal do Sul, já vinha testando o bioativo. Agora, com a nova fase, outros propriedades nos bairro Jacu-Açu, Beira Rio, Putanga e Ponta Comprida também farão o teste. 

Os agricultores foram orientados sobre a formulação e desenvolvimento do projeto e sobre as formas de manuseio a aplicação do produto nas plantações. Em Guaramirim, o controlador será testado em áreas com plantação de bananas, palmeiras e esterqueiras. 

O produto é bioecológico (Foto: Divulgação / PMG)

Segundo o pesquisador Ciampo, o combate ao maruim consiste na utilização de um controlador bioativo. O produto líquido pode ser aplicado diretamente no caule da bananeira ou em esterqueira, após sem diluído com certa quantidade de água. 

O produto não traz consequências para a saúde do produtor e nem dos animais, pois trata-se de um produto bioecológico. 

A coordenadora do projeto enfatiza que o programa encontra-se na fase de testes. O CBM está sendo testado gratuitamente em algumas propriedades da região, sendo específico para uso nas áreas de produção rural/agrícola, através do consórcio realizado entre a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e Luiz Alves. 


Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? CLIQUE AQUIe participe do nosso grupo de WhatsApp!

Camila Silveira Rosa

Jornalista e marketeira, apaixonada por boas histórias, cultura e curiosa por natureza

Comentários estão fechados.