Entretenimento

Tudo o que você precisa saber sobre o Femusc

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A partir deste domingo (19), algumas cenas serão comuns em Jaraguá do Sul, como ver pessoas transitar pela cidade carregando instrumentos, ensaios em qualquer canto da Sociedade Cultura Artística (Scar) e claro, mistura de sotaques, mostrando que o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) chegou. 

O evento não é apenas aguardado por alunos e professores, mas por todos aqueles que amam música e apreciam os instrumentos e compositores. Mas se você é marinheiro de primeira viagem e quer curtir o Femusc, calma, pois nós separamos algumas dicas que você precisa saber antes de se aventurar por entre as partituras e notas musicais. 

Ingressos 

Os ingressos para a 15ª edição do Femusc, podem ser comprados antecipadamente pela internet ou adquiridos de forma gratuita dois dias antes do concerto. Ou seja, neste domingo (19), estão sendo disponibilizados os ingressos para terça-feira (21) e assim por diante. 

Mas mesmo que você não conseguiu ingresso para o dia que deseja, você pode entrar. Isso mesmo, você pode entrar e prestigiar o evento e nós te dizemos como. 

Como é permitido a retirada de apenas dois ingressos por pessoas, tem gente que pega os dois ingressos, mas acaba devolvendo um no dia do evento. Dessa forma, é sempre bom dar uma passadinha na bilheteria da Scar antes para ver se não há nenhuma devolução de ingresso. 

Em alguns casos, não haverá mais ingressos, mas ainda assim você poderá assistir o evento na Scar, pois tem pessoas que pegam ingresso e não comparecem, ficando lugares vazios nos teatros.

Os staffs, que são as pessoas responsáveis por recolher os ingressos na porta dos teatros, organizam uma fila das pessoas que não têm ingresso e, geralmente após dez minutos do início do concerto, que começa às 20h30, começam a disponibilizar a entrada das pessoas, nos lugares que há disponíveis. 

Há também a opção de acompanhar a série Grandes Concertos pelo canal do Femusc no YouTube ao vivo. 

Concertos 

O Femusc é pensado para você entrar às 18h e sair às 22h da Scar. Talvez você não sabia, mas existem outros concertos além da série Grandes Concertos das 20h30. 

Por exemplo, às 18 horas, há duas opções. No pequeno teatro acontece a série Piano Master e na sala de violão tem a série Violão Plus, que são apresentações dedicadas à esses instrumentos. 

Às 19h15, acontece a série  Momento Springmann no pequeno teatro, Canto Lírico na sala de canto lírico e show de Música Popular (que é uma novidade no Femusc), na sala de violão. 

A série Grandes Concertos, acontecem tradicionalmente às 20h30 no grande teatro e no mesmo horário, acontece a série Recitais de Câmara no pequeno teatro.

Série Grandes Concertos 

Antes de começar a série dos Grandes Concertos, acontece às 20 horas no grande teatro, uma conversa entre o diretor-artístico do Femusc, Alex Klein e alguns músicos/maestro sobre as obras a serem tocadas como forma de apresentar ao público quem são os compositores, qual a importância dele e o que a obra quer representar. 

Repertório

O Femusc se consolidou por apresentar músicas eruditas. Neste ano, o evento conta com um programa de Música Popular Brasileira. 

Então, quer vai no Femusc sabe que vai ouvir compositores já conhecidos como Beethoven, Chopin e Mozart, mas também vai ouvir compositores menos conhecidos do público em geral como Rachmaninov, Strauss e Giuseppe. 

Duração dos concertos 

Os concertos Piano Master, Violão Plus, Momento Springmann, Canto Lírico, show de Música Popular e Recitais de Câmara, duram geralmente entre 1h e 1h15. 

Já a série Grandes Concertos, tem duração média de 1h30.

Durante os espetáculos não se deve bater palma, falar e se for levantar para ir ao banheiro, deve-se fazer isso em absoluto silêncio para não desconcentrar quem está no palco. 

Agora que você sabe como funciona o Femusc, bom espetáculo. 


Quer saber das notícias de Guaramirim e Região primeiro? CLIQUE AQUIe participe do nosso grupo de WhatsApp!

Camila Silveira Rosa

Jornalista e marketeira, apaixonada por boas histórias, cultura e curiosa por natureza

Comentários estão fechados.